Loading....

Dicas que podem te ajudar a iniciar sua jornada como Fictor


Fala galerinha do Mindstorm, como vão? Esse é meu primeiro post(que não é uma fanfic) então eu espero que curtam.


Eu estou aqui pra falar de algo, que a princípio pode parecer prepotente de minha parte, mas acreditem, parecer prepotente não é minha minha intenção.


Com o andamento do Fan Fic Cast e com a ascensão do blog Mindstorm, eu tenho conversado com alguns amigos que tem interesse em começar a escrever FanFics, ou ainda que já escrevem mas buscam assim como eu,em sua maioria, a melhora nas suas produções.


Nesse caso, eu resolvi escrever esse texto dando algumas dicas para os amigos que querem começar a criar seus heróis e escrever suas histórias. Eu, como fictor, desde que comecei a escrever Esquadrão Dimensional Force Five, de dois anos até os dias de hoje, aprendi muito, e essa evolução é muito bem percebida quando se lê o episódio 01 ou dois de minha fic, e depois se lê agora o atual episódio 16.


A intenção neste texto é passar um pouco desse aprendizado, lembrando que todas as dicas que passarei aqui são com base em MINHA FORMA DE ESCREVER e com base em coisas que eu acho importante. Mas o que você deve ter em sua mente, é que não existe uma maneira correta ou errada de se escrever fanfic, a maneira mais correta, é aquela que gera um resultado que lhe agrade no produto final e que você se sinta bem em ler depois de pronto. Mas por outro lado, se você está meio perdido, espero que essas dicas ajude a começar


Então vamos lá, e pra começar vamos ao primeiro item:


CRIAÇÃO:
Criando os Personagens
Um processo de criação, não pode ser feito de qualquer jeito e de forma rápida, a menos que você já tenha tudo na sua cabeça e já saiba exatamente o que quer e como executar.
Se for possível, crie os personagens através de desenhos, veja se os desenhos realmente representam aquilo que você quer para cada personagem. Nada também impede de você usar materiais prontos pela net como imagens de monstros de games, ou de desenhos ou ainda de filmes. Escreva para cada personagem sua função na história, descreva sua personalidade e brinque com isso até chegar no resultado que você julgar bom para você. Uma coisa bacana também é mostrar aos amigos e pedir a opinião deles, as vezes, estamos tão focados em uma coisa que apenas outra pessoa pode perceber o que não percebemos mesmo olhando várias e várias vezes.


Tente manter a personalidade de cada personagem por toda sua série. Pergunte-se, fulano de tal diria isso, ou aquilo? Esse execicio pode ajudar a manter cada personagem em seu devido lugar na série.


Se você criou seus personagens, significa que provavelmente você já tinha uma história meio nebulosa na sua cabeça. Então se esse é o caso, vamos trabalhar na sinopse de sua Fan fic, ou seja, na trilha que sua história deve seguir pelo menos nos primeiros episódios.


Crie uma Sinópse:
Se você já tem seus personagens todos definidos, é hora de criar uma sinopse para sua série. Escreva ela de forma que deixe claro para o leitor do que se trata sua série, qual assunto ela vai abordar, etc.


Por exemplo, se você for falar de uma invasão espacial ou de ataque de uma organização criminosa ou ainda de outra dimensão, mostre isso na sinopse. Quanto mais elementos de sua história você conseguir abordar nessa fase de forma organizada e concisa mais sua fic pode chamar a atenção.


Nessa fase, você não precisa definir de cara quantos episódios ela vai ter pois o que mais acontece com escritores, é começar uma saga que ele julga ter um total de episódios e no meio da saga esse número aumentar. Se você é uma pessoa mais sistemática, pode deixar anotado a premissa de cada episódio de sua série sabendo assim o que você deve escrever em cada um, mas se você gosta de deixar a mente fluir e muda de ideias a todo momento, o ideal é ir escrevendo conforme a ideia vai aparecendo, isso claro dentro do universo da sua Fic.


Uma outra coisa bacana, reescreva e releia sua sinopse várias vezes, brinque com o texto, com as possibilidades, verifique a cada resultado se aquilo descreve o que você quer passar para o leitor e ainda, se o resultado te agrada.


ESCREVENDO A FIC.
Existem alguns detalhes que eu particularmente passei a me atentar quando escrevo meus episódios, e também outros que reparei lendo outras fics que possam ser interessantes passar aqui.


Por exemplo, quando você vai escrever você precisa optar por uma estrutura. Se você reparar em outras fics verá que cada escritor adota uma diferente.


Seguem alguns exemplos que vejo muito


Exemplo 01
Narrador: Essa história se passa no espaço de onde centenas de seres já vieram para dominar a terra.


Personagem 01:Eu estou aqui para proteger a terra


Personagem 02: Mas eu a destruirei custe o que custar.


No exemplo acima, escrevemos de forma a identificar o personagem e em seguida, separados por “dois pontos”(:) ou por “traços”(-), mostramos sua fala. Porém identificamos aqui o narrador, o que no meu modo de ver, não há necessidade, então você poderia escrever o trecho da seguinte forma.


Exemplo 02
Essa história se passa no espaço de onde centenas de seres já vieram para dominar a terra.


Personagem 01: Eu estou aqui para proteger a terra


Personagem 02: Mas eu a destruirei custe o que custar.


Repare que no exemplo 02 retiramos a identificação do narrador e o sentido continua o mesmo. Nesse caso, claro, é você que opta por qual estrutura seguir.
No próximo exemplo vemos uma outra forma de se escrever esse trecho, mais semelhante ao que encontramos em livros.


Exemplo 03
Essa história se passa no espaço de onde centenas de seres já vieram para dominar a terra.


Eu estou aqui para proteger a terra - Disse o Personagem 01 sacando sua espada


Mas eu a destruirei custe o que custar. - Disse o Personagem 02 fazendo oposição ao Personagem 01


Nesse terceiro exemplo, essa estrutura assemelha-se muito a forma como se é escrito em um livro por exemplo. Aqui, após a fala, você pode aproveitar pra descrever alguma reação do personagem por exemplo como mostrado.


Você também pode adaptar o exemplo 02 e 03 da seguinte forma


Exemplo 04
Essa história se passa no espaço de onde centenas de seres já vieram para dominar a terra.


O personagem 01 pega sua espada se preparando para defender o planeta, pronto para combater o inimigo


Personagem 01:Eu estou aqui para proteger a terra


O Personagem 02 então faz oposição ao personagem 01


Personagem 02: Mas eu a destruirei custe o que custar.


Repare que aqui nesse exemplo, as ações são descritas, e em seguida, as falas são mostradas separando o personagem e sua fala por “dois pontos” ou ainda “traços”. Você pode optar por usar qualquer uma dessas estruturas de texto em sua fic ou ainda criar seu próprio jeito. O importante, é você conseguir fazer o leitor entender o que está acontecendo em sua história.


Uma outra coisa bacana, é descrever a ambientação em que você quer que seus personagens apareçam. Eles estão em uma sala? Em um parque? Em uma montanha? Os personagens estão voando? Procure deixar o espectador da sua história sempre situado onde os personagens estão, dando asas a imaginação do leitor. Cada leitor visualizará um cenário de forma diferente e sentirá os acontecimentos de forma diferente, mas a ideia é justamente essa, dar asas a imaginação do espectador da sua fic.


Veja a diferença dos textos abaixo.
Texto 01:
Os oponentes se encontram em uma rua e uma batalha acontece. As pessoas correm.


Texto 02:
Os oponentes se encontram em uma rua cheia de pessoas circulando, fazendo suas compras, sem perceber que os dois estão ali. Carros estacionados pelas ruas. Em algumas calçadas mesas para que as pessoas pudessem se alimentar com seus lanches comprados nas lanchonetes das imediações estavam quase todas ocupadas.


Os dois correm um em direção ao outro se chocando, e uma explosão acontece, as pessoas começam a cair pelo chão por causa do impacto. Os carros são arrastados tombando pelo meio da rua e chocando-se uns com os outros provocando explosões. Os transeuntes correm desesperadas.


Veja quanta coisa conseguimos adicionar em uma cena que antes tinha apenas uma frase. No texto 02, além de situarmos o leitor no ambiente onde tudo deve acontecer, ainda iniciamos a batalha e descrevemos as consequências geradas às pessoas ao redor e se você for criativo, cada fase dessa escrita pode gerar outras situações que agreguem sua fic.


Nunca se preocupe com o tamanho de seu texto. Se estiver bem escrito e sua história chamar a atenção, todos os que se interessarem lerão.


Uma outra coisa, e que EU particularmente não gosto é de batalhas descritas como:


“Aí eles lutaram e fulano venceu”.


ou ainda


“Aí eles lutaram mas com muita dificuldade fulano venceu”


Isso deixa sua história sem emoção. Se você está fazendo uma fanfic de Tokusatsu, usando os heróis, e essa fanfic vai ter batalhas, vai ter momentos que devem ser épicos, mostre esses momentos para o leitor, tente mostrar para o leitor o que você está vendo durante esses acontecimentos. Não economize palavras. Não prive o leitor de imaginar, de ver, de sentir. Cada momento desse desperdiçado é uma emoção a menos para o leitor.


Lembrando que os exemplos que dei acima, fazem alusão a batalhas, mas podem ser usados por todo seu texto em todas as situações que você criar.


DICAS QUE VALEM A PENA.
Assista séries, novelas(isso mesmo, novelas), filmes não só de ação mas também de dramas, comédias, romances. Explore os diferentes tipos de cinemas sem preconceito, Norte americanos, asiáticos, etc. Veja como funciona a estrutura de cada um. Esse material é muito importante por que pode te dar ideias de situações, diálogos, tramas que correm por fora da trama principal e que podem agregar ao seu texto de forma a deixar sua história mais rica. Leia muito também, Fanfics de outros fictors, livros, contos, tudo que puder pois isso pode melhorar muito sua escrita, sua ortografia e principalmente, troque ideias com outros fictors que escrevem outros estilos, pois ter uma opinião de fora pode em muitos momentos salvar sua pele quando você, mesmo tendo plena ideia do que a sua fic deve ser, não sabe mais pra onde ir. Em momentos de bloqueio, ter essas armas em mãos pode te ajudar e muito.


Bom, é isso pessoal, lembrando que tudo que eu descrevi aqui é o que EU ACHO que pode te ajudar caso você esteja começando, ou caso você queira melhorar. Eu e todos que escrevem estamos nesse processo de melhoria a cada texto, a cada episódio e esse processo nunca termina. Eu pelo menos acho essas questões abordadas importantes.


Espero que ajude vocês ou que pelo menos sirva pra vocês entenderem o que vocês não querem fazer rsrs.


Fiquem com Deus e até a próxima!

1 Comentários

  1. Magistral texto para quem quer ser um bom fictor. Aliás, você pode evoluir isso para uma forma de guia prático tutorial ganhando status de publicação. É serio.... muito bom.

    Confesso que ainda nao faço todos os apsectos mencionados por você no texto. Eu ainda escrevo muito para o meu coração sem me importar muito nos que lerão. E, minhas histórias retratam muitas situações reais do meu dia a dia... talvez eu deva ajustar isso.

    ResponderExcluir